Organize toda sua empresa num único software de gestão com Emissão de NFe, Emissão de NFSe,Integração com Maquininha de Cartão Smart POS e sem nenhuma limitação de uso.
A melhor relação custo versus benefício para a sua empresa. Com PREÇO que cabe no orçamento da sua oficina mecânica ou autopeças. Comprando a licença do software sua empresa não precisa pagar nenhum valor mensal.
Quando precisar de um suporte paga por chamado
Quando precisar de uma atualização é só comprar a atualização do sistema
Temos também o plano de suporte mensal, você paga um valor mensal para receber suporte online e atualizações
Qual o Preço de um Software de Gestão para Oficina Mecânica em Santos SP?
A GRANDE MAIORIA das empresas de software para oficina mecânica só comercializam o software com PAGAMENTO MENSAL. Já a IS2 vende a licença do software, vende chamado de suporte, vende atualização do sistema e também tem plano de suporte mensal. Lembre-se de avaliar não apenas o preço, mas também os recursos oferecidos por cada software, frequencia de atualizações e suporte. A melhor escolha dependerá das necessidades específicas da sua oficina mecânica ou loja de autopeças.
Oficina Integrada R$ 99,00 por mês
GestãoClick R$ 99,00 por mês
OficinaSoft R$ 57,00 por mês
Tabela de Preços do Software IS2
A IS2 vende licença de uso do software, vende atualizações do software e serviços relacionados.
Licença Vitalícia Software de Gestão R$ 112,00 por computador
Licença Vitalícia Módulo NFe R$ 162,00 por CNPJ
Licença Vitalícia Módulo NFSe R$ 336,00 por CNPJ
Pano de Suporte Básico sem NFe R$ 56,00 mensais
Pano de Suporte Básico com NFe R$ 112,00 mensais
Importante:Comprando a licença não precisa pagar plano mensal; Os valores das licenças são pagamento único; A licença de uso não inclui suporte e atualizações. Confira a Tabela de Preços IS2.
Software de gestão completo e específico para oficina mecânica em Santos SP
O IS2 Automotive WD é um software de gestão empresarial específico para empresas de serviços automotivos. O segmento de serviços automotivos é bem abrangente e o Sistema IS2 Automotive atende as necessidades de qualquer tipo de empresa desse segmento, como por exemplo: Software para Autocenter: o autocenter são empresas que prestam serviços balanceamento de pneus, geometria, troca de óleo, venda de pneus, venda de roda de liga leve, entre outros. Programa para Oficina de Motos: uma oficina mecânica de motos presta serviços voltados a parte mecânica e elétrica da motocicleta. Sistema para Oficina Mecânica de Veículos: uma oficina mecânica presta todo tipo de serviços relativos a mecânica do veículos, oficina mecânica de veículos, programa para oficina mecânica. Software para Oficina Mecânica de Caminhões: a oficina mecânica de caminhões realiza todo tipo de seriviços mecânica e elétricos em caminhões.
O software controla desde a entrada do veículo na oficina até a sua saída, integrando todos os setores
da oficina mecânica. Controle de estoque de peças, Ordens de Serviços,
controle de orçamentos com check list para evitar perda de venda e aumentar o faturamento,
gestão financeira, emissão de documentos fiscais (NFe, NFCe, NFSe), controle de Fluxo de Caixa, comissões por mecânicos,
vendas utilizando leitor de código de barras para evitar erros, PDV para venda de peças automotivas no balcão,
gestão de estoques e financeiro integrado as telas de vendas, e muito mais. Tenha todos os controles
de sua empresa em uma única ferramenta.
Facilite sua dia a dia e garanta o crescimento sustentável da sua empresa com o IS2 Automotive.
A melhor ferramenta para apoio a tomada de decisões estratégicas do seu negócio.
Seu objetivo auxiliar em toda a gestão da empresa, desde cadastros até a análise do
DRE e de indicadores de desempenho. É um software completo e indispensável para a gestão da empresa.
Com o software IS2 Automotive você terá o controle de sua oficina mecânica em suas mãos
com muita agilidade e precisão. É um software completo e indispensável para a gestão da empresa.
É a ferramenta mais importante da sua empresa.
O IS2 Automotive está no mercado desde 2007. Todo este tempo sendo aprimorado de acordo com as necessidades reais dos nossos clientes especialistas em serviços e peças automotivas.
Solicite a Versão para Teste do Software para Oficina Mecânica
Teste grátis o software IS2 Automotive por até 2 meses com suporte gratuito via WhatsApp e centenas de videaulas. É só entrar em contato que instalamos o sistema na hora para sua empresa testar.
Conheça Alguns Clientes do Software IS2 Automotive WD
O IS2 está presente em praticamente todo território nacional, temos clientes em 23 unidades federativas e no Distrito Federal.
Temos clientes conosco desde o início de nossa jornada em 2007 utilizando nosso sistema de gestão. São Oficinas Mecãnicas, Autocenter, Loja de Autopeças, Loja de Motopeças, Oficina Mecânica de Motos, Oficina Mecânica de Caminhão, ou seja, todo tipo de fornecedor e reparador automotivo.
Nosso software atende desde o MEI até empresas maiores com diversos funcionários com matriz e filiais.
Depoimentos de Clientes do Software Para Oficina Mecânica
O Depoimento de cliente é um endosso genuíno, uma prova social, do seu produto ou serviço, feito por alguém que já teve uma experiência positiva com os produtos e serviços da sua empresa.
Existem muitas formas de obter depoimentos, mas acreditamos que o verdadeiro depoimento é quando o cliente envia um áudio, como estes abaixo, sem ter sido solicitado, é algo espontâneo por parte do cliente.
Veja abaixo alguns depoimentos dos nossos clientes do nosso softare
Depoimento Cliente Autopeças Capitão Casa de São Bernador do Campo Sobre o Sistema para Loja de Autopeças IS2 Automotive
Depoimento Cliente Eliel Mecânica 40 Sobre o Software Para Oficina Mecânica IS2 Automotive
A evolução de um software em relação aos recursos disponíveis se da principalmente pelas sugestões dos usuários do software. Aqui na IS2 os clientes podem sugerir melhorias no software, estas melhorias são registras, analisadas e implmentadas quando entende-se que vai contriubuir para o software e para o cliente. Nossa tecnologia de desenvolvimento de software é umas das mais produtivas do mercado internacional, com isso podemos liberar atualizações com mais frequencia.
Veja o depoimento de um cliente que teve sua sugestão de melhoria do software atendida no mesmo dia
Suporte remoto online via WhatsApp
Com chamada de voz do whatsapp e ferramentas de acesso remoto (Anydesk e ShowMyPC) é como se o técnico estivesse do seu lado, lhe orientado na utilização do sistema com o mesmo resultado do suporte presencial, mas com a vantagem do
custo menor e o acesso imediato.
Vejas as atividades do suporte
Treinamento Remoto
Suporte Remoto
Atualização do sistema remotamente
Desenvolvimento de novos recursos, melhorias, correções e customização
Conheça a IS2 - Software Popular do Brasil
A tecnologia da informação, mais especificamente na área de software, proporciona o aumento da produtividade e da eficiência das atividades empresariais, permitindo executar tarefas em menos tempo e com precisão. Além disso, devido à grande quantidade de informações à nossa disposição, é possível tomar decisões mais assertivas e reduzir as falhas humanas.
Todos estes benefícios gerados pela tecnologia da informação e mais os avanços tecnológicos tem um custo, somado a isso, a área de software é uma área de serviços o que pode ter uma grande variação de preços.
Diante disso a IS2 se demomina Software Popular do Brasil.
Primeiro por oferecer soluções em software de gestão empresarial com preço acessícel para empresas de qualquer tamanho, desde um autônomo que está iniciando suas atividades até uma empresa consolidada no mercado com dezenas de funcionários.
Segundo, por alcançar um número grande de empresas utilizando nossos softwares.
Conheça os diferenciais e a qualificação da IS2
Qualificação
- a IS2 é dirigida por André Martini. Formado em Sistemas de Informação na Feevale ,
mestre em Engenharia de Produção e Sistemas na Unisinos e
mais 20 anos de experiência em análise e desenvolvimento de sistemas web e desktop, destes 06 anos de experiência na customização e suporte do
ERP Protheus da Totvs (Microsiga).
Entidades
- a IS2 é empresa graduada da ITEF (Incubadora Tecnológica da Feevale) e associada a
Feevale TechPark (Parque Tecnológico da Feevale).
Editais de Apoio Financeiro
- a IS2 já conquistou 02 editais de nível nacional
o primeiro foi o PRIME(Primeira Empresa Inovadora) através do qual teve acesso a consultorias de alto nível e desenvolveu o software
IS2 Automotive+
o segundo foi o Rhae(Pesquisador na Empresa) do CNPq através do qual está desenvolvendo o software
IS2 Gerent juntamente com o Dr. Marco A. F. Oliveira, software este baseado na tese de doutorado do Marco.
Outros
- Microsoft SOL (Starup OnLine): a IS2 participou do programa Microsoft SOL através do qual teve acesso a treinamentos ferramentas da Microsoft.
- PEIEX: a IS2 recebeu consultoria através do PEIEX
- Consultoria de Mercado: através do edital PRIME a IS2 teve a oportunidade de consultoria de mercado com a empresa Reali
- Consultoria de Gestão: através do edital PRIME a IS2 teve a oportunidade de consultoria de gestão com a empresa Focel
- PGQP: a IS2 participou em 2010 do PGQP com avaliação externa.
História da IS2 - Software Popular do Brasil
A IS2 está presente no mercado desde 18 de janeiro de 2007 e têm clientes em dez (23) estados brasileiros e no Distrito Federal e em mais de 100 cidades.
Atendemos todo o Brasil através de soluções virtuais
Atualmente a IS2 comercializa os seguintes softwares de gestão empresarial:
IS2 Store: Lojas de Roupas, Lojas de Calçados, Bazares, Óticas, Loja de Conserto de Celular, varejo em geral
IS2 Pipeline: software de email marketing e funil de vendas
A IS2 também desenvolve websites otimizados para os buscadores (Google, Bing, Yahoo, etc.) através de técnicas de SEO (Serach Engine Optimization)
Neste momento você pode estar se fazendo as seguintes perguntas:
O software da IS2 atende ao meu tipo de empresa? R: sim, os softwares da IS2 são segmentados, ou seja, um software para cada segmento de mercado.
Eu vou ter que pagar mensalmente para poder usar o software? R: não, se você comprar a licença do software da IS2 não precisa pagar nenhum valor mensal.
Minha loja é física, preciso de um website? R: sim, mesmo que seu loja seja física é importante ter uma presença online pois neste exato momento há pessoas pesquisando sobre seus produtos e serviços
Website é tudo igual? R: não, aqui que está a diferença, existem muitas empresas que tem websites, mas poucas tem resultados através deles. Isso acontece porque um website deve ser construído com base em como as pessoas que estão interessados nos seus produtos e serviços estão fazendo as buscas na internet.
Diferenciais do Software para Oficina Mecânica IS2 Automotive WD
Dashboard Gerencial e Operacional
Em tecnologia da informação, os dashboards proporcionam a visualização de dados de performance em formato gráfico, mostram os resultados de desempenho, ligam KPIs individuais às metas da empresa, incorporam dados financeiros e operacionais ao processo de negócio.
O software IS2 Autotmotive WD tem três dashboards: o dashborad gerencial com dados financeiros da empesa; o dashboard oficina com dados operacionais da oficina mecânica; e o dashboard autopeças com dados operacionais da autopeças.
O Sistema para Oficina Mecânica IS2 Automotive disponibiliza também um dashboard com o histórico de informações das manutenções realizadas no veículo, os valores gastos com manutenção do veículo e a projeção de manutenção preventiva futura do veículo.
Um dos módulos mais utilizados do software IS2 Automotive é o de Manutenção Preventiva Veículos. Este módulo permite gerenciar a manutenção preventiva dos veículos dos clientes da oficina tanto de peças quanto de serviços por km ou tempo, aumentando a satisfação dos clientes e o faturamento da empresa.
O IS2 Automotive (Software Manutenção Preventiva Veículos) gera relatório da previsão de manutenção preventiva de peças e serviços por veículo, podendo a empresa gerar este relatório para o meses seguintes e iniciar o agendamento da manutenção preventiva junto aos clientes.
Gestão de Manutenção de Frotas de Veículos
A manutenção de frota de veículos é uma maneira de garantir que todos os veículos de uma empresa estejam em pleno funcionamento e sem nenhuma possibilidade de falha repentina.
A falta de manutenção de frota representa um risco para a segurança dos motoristas, para a carga e para as operações da empresa e a longo prazo pode causar sérios problemas financeiros para a empresa.
O sistema is2 automotive disponibiliza uma solução para identificar se a peça que está sendo trocada ou o serviço que está sendo realizado no veículo refere-se a uma manutenção preventiva ou manutenção corretiva.
A manutenção correta de um veículo visa economia de dinheiro com manutenção e aumento da vida útil de todo o veículo visto que se a manutenção preventiva não for feita pode ocasionar problemas em outras peças do veículo.
Este controle de manutenção preventiva e corretiva de veículos é muito comum para empresas fazem a gestão da manutenção de frota de veículos devido ao volume de veículos e consequentemente de manutenções dos mesmos.
O relatório de manutenção de peças e serviços do veículo com imagens é exigido por empresas que administram frotas de veículos como é o caso da Ticket Log que exige este relatório dos conveniados que fazem a manutenção da frota de veículos, listando todas as peças substituídas no veículo com a imagem da peça velha do veículo e a imagem da peça nova do veículo.
Essa solução de manutenção de veículos disponível no software IS2 Automotive além de atender a demanda de empresas que precisam de um controle de gestão de manutenção de frotas atende também oficinas mecânicas que querem oferecer um serviço a mais para seus clientes identificando o tipo de manutenção realizada no veículo e também apresentando um relatório com as iamgens das peças substituídas no veículo.
Indicadores Desempenho
O IS2 Automotive vem com diversas consultas para gerenciamento de indicadores de desempenho, tanto operacional quanto financeiro da oficina mecânica e autopeças.
O objetivo dos indicadores de desempenho é o acompanhamento do desempenho, aumento da motivação, comunicação e diagnóstico de problemas, além disso, identifica o sucesso das estratégias auxiliando na revisão das metas da empresa.
O IS2 Automotive salva TODO o histórico e peças trocadas e serviços realizados no veículo, inclusive permite migrar o histórico quando o veículo muda para a nova placa no MERCOSUL.
O relatório de histórico do veículo na oficina mecânica é muito solicitado pelos clientes quando o mesmo vai vender o veículo e precisa mostrar todo histórico de manutenção do veículo.
Ao contrário dos problemas inesperados com os veículos, para os quais as ações de conserto podem ser bastante variáveis, a revisão e a manutenção de veiculo devem seguir um roteiro. Com isso, garante-se que nenhuma peça ou serviço seja esquecido pelo mecânico.
Na tela de orçamento de veículos o sistema permite lançar um check list das peças que precisam ser avaliadas no veículo, é possível imprimir o check list do veículo.
O IS2 Automotive permite, através do cadastro de família, gerenciar as peças automotivas similares para controle de estoque e consulta. Com isso, o proprietário da loja de autopeças pode evitar de comprar uma determinada peça visto que tem a peça similar em estoque de outra marca.
O cadastro de família de produtos facilita também a busca das peças automotivas por similaridade no momento da consulta de peças e nas telas de vendas.
Talvez uma das maiores dificuldades do setor de peças automotivas, devido a enorme variedade de modelos e marcas de veículos, é saber para qual veículo cada peça serve. A mesma peça serve para vários modelos e anos de veículos e é preciso identificar isso corretamente no sistema.
O IS2 Automotive permite identificar para quais veículos serve cada peça do cadastro de produtos (Aplicação de Peças Automotiva), com isso, mesmo vendedores iniciantes tem condições de saber rapidamente qual é a peça específica para cada tipo de veículo.
Pesquisa Hierárquica de Peças Automotivas
A pesquisa de peças automotivas em formato hierárquico permite pesquisar peças automotivas num formato mais visual onde o primeiro nível é o veículo (marca, modelo e ano), o segundo nível o grupo das peças (motor, freio, elétrica, etc) e o terceiro nível é a peça com todas as informações inclusive com fotos.
O sistema permite fazer vendas sem emitir documento fiscal, seja NFe, NFCe ou NFSe.
As telas de vendas (Pedido de Venda, PDV ou Ordem de Serviço) registram as vendas da oficina mecânica e autopeças, movimentam o estoque, são integradas com o financeiro e permitem gerar o documento fiscal quando desejado. Você não precisa digitar os dados novamente, o sistema leva TODOS os dados da venda para a Nota Fiscal Eletrônica.
Este tipo de recurso é interessante, devido a alguma instabilidade do serviços da Sefaz ou Prefeitura, para liberar o cliente logo e posteriomente enviar o documento fiscal por email.
Funcionalidades do Software para Oficina Mecânica em Santos SP
Cadastros do Sistema IS2 Automotive
Os softwares da IS2 disponibilizam uma gama enorme de cadastros para dar a
maior flexibilidade possível para o usuário. Além disso, devido ao fato dos nossos softwares serem segmentados para cada tipo de negócio, não colocamos cadastrados
desnecessários para a empresa, por exemplo, no cadastro de clientes do software para o setor automotivo temos os veículos do cliente, já para o setor de comércio esta informação não é necessária.
Outra questão importante é que alguns cadastros já são lançados de forma
automática na implantação do sistema evitando trabalho do usuário. Alguns exemplos: cadastro de cidades, cadastro de condições de pagamento, cadastro de formas de pagamento, cadastros fiscais, etc.
Sistema de Gestão de Estoque
Controle de estoque: Com o estoque integrado as entradas e as vendas ficam muito mais fácil controlar o estoque e obter informações necessárias quando necessário. O controle de estoque é por movimento de estoque o que torna o controle mais seguro uma vez que a saída e entrada no estoque só pode ser feita através de movimento de estoque.
Veja o recurso na prática.
Controle de falta de produtos, devoluções e garantia: Com estes recuros é possível identificar as perdas de venda por falta de produto em estoque, gerenciar todo o processo de devoluções e garantia de produtos.
Veja o recurso na prática.
Unidade de Medida de Venda Diferente de Compra: Com este recuro é possível configurar duas unidades de medidas diferente, exemplo, compra é por CAIXA e a venda por PEÇA.
Veja o recurso na prática.
Impressão Etiqueta Código de Barras: Com este recuro é possível imprimir etiquetas de código de barras dos produtos.
Veja o recurso na prática.
Zerar e Recontar Estoques: Recurso para facilitar a recontagem de estoque da empresa.
Veja o recurso na prática.
Exclusão de Produtos com Histórico: Recurso EXCLUSIVO que permite excluir produtos do sistema mesmo com hitórico de compras e vendas.
Veja o recurso na prática.
O software IS2 Automotive tem diversas funcionalidades para o gerenciamento das compras de peças automotivas. Estas funcionalidades permitem o controle das peças compradas, relatórios de necessidade de compras, gestão de fornecedores, preço médio de custo de peça, faturamento de fornecedores e muito mais.
Abaixo destacamos as principais funcionalidades do módulo de compras do software IS2 Automotive.
Relatório Estoque Em Ponto de Pedido de Compra: O software IS2 Automotive WD tem o relatório de estoque em ponto de pedido, ou seja, listagem das peças automotivas que devem ser compradas para evitar falta de peças no estoque.
Agrupamento Notas de Compra: O sistema permite agrupar várias notas de compra para gerar contas a pagar de todas as notas num único faturamento.
Atualiza preço de venda: O sistema atualiza o preço de venda dos produtos de forma automática de acordo com o parâmetro definido pelo usuário.
Precificação de Peças Automotivas: o software IS2 Automotive WD permite precificar as peças automotivas pelo lucro bruto sobre o valor de custo ou pelo lucro bruto sobre o valor de venda.
As soluções de vendas do sistema de gestão IS2 Automotive são como os assistentes pessoais da equipe comercial da empresa, ajudando a otimizar processos, automatizar tarefas e melhorar os resultados de vendas da Oficina Mecânica ou Loja de Autopeças.
O Programa IS2 Automotive tem três telas de vendas:
Tela de Ordem de Serviço para oficina mecânica de carros, motos e caminhões
Tela de Pedido de Vendas para lojas de autopeças
Tela de PDV para automação comercial, tela de vendas do balcão ao consumidor
Ordem de Serviço: Módulo do sistema para lançamento das ordens de serviço da empresa. A ordem de serviço permite informar o cliente, o veículo do cliente, a km do veículo, as peças substituídas no veículo, os serviços realizados no veículo, as comissões dos mecânicos, etc.
Vendas por Orçamento: Sistema permite lançamento de orçamento e depois, com apenas um clique, transformar o orçamento numa venda.
Pedido de Venda: O pedido de vendas é a tela para vendas de peças no balcão da autopeças. Informe o cliente, forma e condição de pagamento, peças automotivas compradodas pelo cliente, emita NFe, NFCe e lance o financeiro a receber da venda, tudo na mesma tela
Tela de PDV: Tela de vendas para automação comencial para agilizar as vendas de peças no balcão da autopeças. O PDV é integrado com NFCe e financeiro a receber.
Agrupamento Vendas: O sistema permite agrupar várias vendas (pedidos ou ordem de serviço) para gerar contas a receber de todas as vendas num único faturamento.
Veja o recurso na prática.
Promoções de Venda: Recurso do sistema para gerenciar produtos e grupos de produtos em promoção por determinado período.
Expedição de Pedidos de Vendas: A expedição de pedidos de venda serve para garantir a separação exata das peças e da quantidades lançados na venda para entrega ao cliente.
Módulo de Manutenção Preventiva de Veículos: A manuteção preventiva dos veículos da oficina que tem como objetivo gerar aviso orientando quando o veículo do cliente precisa fazer reposição de peças ou refazer algum serviço. Gerando assim incremento no faturamento e satisfação ao cliente por saber que conta com uma empresa dedicada ao seu veículo.
Múltiplas Formas de Pagamento: O recurso de múltiplas formas de pagamento permite maior flexibilidade no momento de recebimento da venda, permitindo o usuário lançar quantas formas de pagamento precisar, por exemplo entrada em dinheiro, outra valor no cartão de débito e o saldo parcelado no cartão de crédito. Com esse recurso a empresa pode receber do cliente utilizando diversas formas de pagamento e tudo fica registrado.
Sistema de Gestão de Faturamento de Documentos Fiscais em Santos SP
As soluções de emissão de documentos fiscais do sistema de gestão IS2 Automotive atendem a todas obrigações fiscais de uma Oficina Mecânica ou Loja de Autopeças.
O Programa IS2 Automotive emite três tipos de documentos fiscais:
NFe - Nota Fiscal Eletrônica: a NFe é o documento fiscal para vendas de mercadorias para pessoas físicas e pessoas jurídicas
NFCe - Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica: a NFCe é o documento fiscal para vendas de mercadorias ao consumidor sem precisar identificar o mesmo
NFSe - Nota Fiscal de Serviços Eletrônicas: a NFSe é o documento fiscal para venda de serviços
Informações de Peso Liquido E Bruto Na NFe Para Transporte: para empresas que vendem peças automotivas pela internet é necessário colocar as informações de peso na NFe
Emissão NFe Devolução Para Fornecedor: A Nota Fiscal Eletrônica de Devolução é utilizada para devolver uma mercadoria para o fornecedor. A NFe de Devolução pode ser usada em situações de garantia, troca por defeito ou mesmo mercadoria errada.
O Sistema IS2 Automotive é um Software Emissor de NFC-e Com Pagamento Integrado Maquininha de Cartão temos solução TEF para a maquininha Vero Smart POS e Cielo LIO. Faça vendas no cartão de crédito e débito utilizando a maquininha Vero Smart POS do Banrisul ou Cielo LIO de forma integrada com o nosso sistema. O IS2 Automotive cria a transação e depois que o usuário concluir o pagamento o sistema busca os dados da transação para gravar na base de dados do sistema para emissão da NFCe.
Conforme Decreto 56670/2022 da Sefaz RS a vinculação dos meios de pagamentos eletrônicos deve se dar de forma, exclusivamente, sistêmica ou via hardware (física), portanto sem a intervenção humana no processo de coleta de dados de pagamentos junto ao programa emissor do documento fiscal (NFC-e). Saiba mais aqui sobre nossa solução de emissão de NFCe Com TEF Integrado
Sistema de Gestão Financeira em Santos SP
A Gestão Financeira é fundamental para o sucesso de empresas de qualquer tamanho e segmento de mercado, pois envolve o planejamento, controle e análise das atividades financeiras.
O Programa IS2 Automotive permite controlar todo o Contas a Pagar e o Contas a Receber da empresa, e com base nessas informações o sistema gera automaticamente o Demonstrativo de Resultado de Exercício da Oficina Mecânica e Autopeças.
Além disso o sistema tem controle de caixa com fechamento diário, controle de contas bancárias da empresa, emissão de boleto bancário, entre outros.
Demonstrativo de Resutado de Exercício (DRE): O DRE é um dos principais relatórios gerenciais de uma empresa, indispensável para o gestor analisar o resultado financeiro da empresa.
DRE Projetado: Recurso permite gerar DRE Projetado para um determinado ano com base no contas a receber e a pagar lançados no sistema.
Veja o recurso na prática.
Fluxo de Caixa: Recurso indispensável para o gerenciamento de qualquer empresa, gerando informações, quando necessária para apoio a decisão.
Veja o recurso na prática.
Projeção Fluxo de Caixa Diário: Recurso indispensável para o gerenciamento financeiro de qualquer empresa, gerando informações de projeção diária do fluxo de caixa da empresa.
Projeção Fluxo de Caixa Mensal: O sistema gera o fluxo de caixa mensal da empresa, total de recursos financeiros que a empresa iniciou o mês, total de pagamentos e total de recebimentods e o saldo final. Com base nos lançamentos futuros o sistema faz a projeção do fluxo de caixa mensal para os meses seguintes.
Controle Caixa Gaveta: Recurso indispensável para o controle de todo dinheiro em espécie que passa pelo caixa da empresa. Permite gerenciamento de múltiplos caixas. Abertura de caixa, fechamento de caixa, atualização do caixa durante o dia.
Contas a Receber e Cheques Recebidos: Controle total do contas a receber da empresa e dos cheques recebidos.
Veja o recurso na prática.
Contas a Pagar e Cheques Repassados: Controle total do contas a pagar da empresa e dos cheques repassados.
Veja o recurso na prática.
Geração de boletos bancários (CNAB 240): O sistema integra Banco e Empresa através desta solução, gerando muito mais agilidade na cobrança, pois o cliente poderá sair com o boleto na mão e pagar direto no Banco.
Veja o recurso na prática.
Emissão Boleto CNAB Banco Do Brasil Software Oficina Mecânica
Conciliação bancária: O sistema permite fazer a concialiação bancária, gerenciando pelo sistema a conta bancária.
Veja o recurso na prática.
Taxa Operadora de Cartão: O sistema permite gerar automaticamente no contas a pagar as taxas cobradas pelas operadoras de cartão a cada venda realizada na maquina de cartão.
Vários relatórios para análise gerencial, como a de Naturezas Financeiras, gerando uma visão real da situação da empresa.
Processos Automáticos do IS2 Automotive WD
O Software IS2 Automotive disponibiliza diversos rotinas de processamento de dados para agilizar e automatizar os processos de uma oficina mecânica e loja de autopeças.
Vantagens da Automação de Processos:
Eficiência: Reduz o tempo gasto em tarefas manuais.
Precisão: Minimiza erros humanos.
Economia de Recursos: Libera colaboradores para atividades mais estratégicas.
Escalabilidade: Pode ser aplicada a diversos processos.
Controle de venda no Cartão: O sistema permite gerenciar as vendas do cartão, incluise fazendo as baixas na data prevista do crédito na conta da empresa.
Veja o recurso na prática.
Aviso de aniversariantes: Listas de aniversariantes por mês e dia para relacionamento com o cliente.
Veja o recurso na prática
Avisos de clientes em atraso: Lista de clientes com contas em atrasos para facilitar as cobranças, incluise com cálculo automático de juros.
Importação xml da nfe de: Rotina para importação do XML da NFe de Compra agilizando evitando erros de digitação no processo de lançamento das notas de entrada, inclusive cadastra automaticamente produtos e fornecedor. Veja o recurso na prática
Rotina de Baixa Títulos Contas a Receber Por Valor: Rotina para realizar baixa de títulos do contas a receber de um determinado cliente quando o mesmo paga por valor e não por títulos.
Veja o recurso na prática
Rotina Projeção Contas a Pagar para ano seguinte: Rotina para projetar o contas a pagar do ano seguinte para fornecedor de contas mensais (exemplo: energia elétrica, telefonia, água, etc.).
Veja o recurso na prática
Etiqueta Endereço Clientes e Empresa: Rotina para impressão de etiquetas de endereço de clientes e da empresa para utilizar em correspondências.
Veja o recurso na prática
Sistema em rede e controle de acesso ao sistema
O Software IS2 Automotive pode ser utilizado em uma rede de computadores com diversos usuários acessando o sistema simultaneamente.
O sistema tem também controle de permissões de grupos de usuários, permitindo ao administrador do sistema definir o que cada funcionário da empresa pode acessar.
Muti-usuário em rede: O sistema permite ser acessado em rede por múltiplos usuários ao mesmo tempo.
Controle de acesso de usuários: O sistema permite gerenciar os usuários que terão acesso ao sistema e suas permissões dentro do sistema.
Construção de consultas SQL: O sistema permite criar consultas de acordo com as necessidades dos clientes sem necessidade de customização do software.
Integração com Microsoft Excel e Microsoft Word: O sistema permite exportar qualquer consulta do sistema para uma planilha do Microsoft Excel ou documento do Microsoft Word.
Backup: Além de backup automático para o próprio computador, disponibilizamos backup para hd externo ou pendrive e também backup para a nuvem.
Veja Abaixo 114 Funcionalidades do Software Para Oficina Mecânica em Santos SP
Cadastros do Sistema Para Oficina Mecânica IS2 Automotive
Cadastro de Bancos: permite cadastrar bancos / instituções financeiras
Cadastro de Cidades: permite cadastrar as cidades / munícpios. Este cadastro é utilizado no cadastro de clientes e fornecedores
Cadastro de Contas Bancárias: permite cadastrar as contas bancárias da empresa e controlar o extrato do banco no sistema
Cadastro de Unidades Federativas: permite cadastrar os estados brasileiros, utilizado no módulo de Nota Fiscal Eletrônica
Cadastro de Países: permite cadastrar os países, utilizado no módulo de Nota Fiscal Eletrônica
Cadastro de CFOP: permite cadastrar as CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestação) utilzadas pela empresa na emissão de Fota Fiscal Eletrônica
Cadastro de Caixa Gaveta: permite cadastrar caixas gavetas, cada caixa tem seu fechamento diário
Cadastro de Condições de Pagamento: permite cadastrar as condições de pagamento utilizadas pela loja. A condição de pagamento refere-se em quantas vezes o cliente pagará pela compra
Cadastro de Convênios: permite cadastrar os convênios que a loja aceita, o sistema permite vincular o cliente ao convênio
Cadastro de Formas de Pagamento: permite cadastrar as formas de pagamento utilizadas pela loja. A forma de pagamento refere-se com qual moeda (dinheiro, cartão de crédito, cartão de débito, etc.) o cliente pagará pela compra
Cadastro de Motivos de Baixa: permite cadastrar os motivos de baixas a receber a pagar, utilizado para controle de movimento de conta bancária, movimento de caixa gaveta e controle de crédito de cliente
Cadastro de Grupo de Clientes: permite cadastrar grupos de clientes para classificar os clientes em grupos
Cadastro de Grupo de Fornecedores: permite cadastrar grupos de fornecedores para classificar os fornecedores em grupos
Cadastro de Grupo de Produtos: permite cadastrar grupos de produtos para classificar os produtos em grupos
Cadastro de Marcas de Veículos: permite cadastrar os modelos e as marcas das dos veículos
Cadastro de Veículos: permite cadastrar os veículos dos clientes
Cadastro de Referências: permite cadastrar as referências pessoais dos clientes para fins de crediário próprio
Cadastro de Natureza Financeira: permite cadastrar as naturezas financeiras, utilizado para análise financeira e o DRE Demonstrativo de Resultado Financeiro
Cadastro de Grupo Natureza Financeira: permite cadastrar os grupos das naturezas financeiras, utilizado para análise financeira e o DRE Demonstrativo de Resultado Financeiro
Cadastro de Promoções: permite cadastrar as promoções da autopeças, utilizado para configurar promoções de produtos e grupos de produtos em percentual e em durante determinado período
Cadastro de Clientes: permite cadastrar os clientes da loja de roupas. Além dos dados cadastrais do cliente o sistema permite armazenar os dados financeiros do cliente, as referências do cliente, as pessas autorizadas pelo cliente para comprar na ficha,
os dados profissionais do cliente, os dados do cônjuge do cliente, o controle de SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) do cliente, permite também gravar as medidas do cliente, as datas de relacionamento com o cliente, as marcas preferidas do cliente, além do histórico de compras e financeiro do cliente. Relatório de ficha cadastral e carta de aviso de débito
Cadastro de Fornecedores: permite cadastrar os fornecedores da loja. Além dos dados cadastrais do fornecedores o sistema permite. Além dos dados cadastrais do fornecedor o sistema permite armazenar os dados financeiros do fornecedor compras do histórico de compras e financeiro do fornecedor.
Cadastro de Produtos: permite cadastrar as peças automotivas comercializadas na autopeças. Além dos dados principais da peça o sistema permite configurar um preço diferenciado para pagamento a vista, permite também definir um preço mínimo de venda para controle de descontos, permite também definir níveis mínimo e máximo de estoque, estoque atual, estoque em garantia, permite também analisar os custos do produto e margem de lucro, permite configurar os impostos para emissão de NFe, permite colocar a aplicação da peça automotiva.
No cadastro de produtos é possível lançar movimento de entrada e saída de estoque, rotina para lançar produto para impressão de etiquetas de código de barras, consulta de movimento de estoque e rotina para excluir histórico de produtos. Rotina para cadastrar produto por cópia para agilizar a inclusão de novos produtos.
Cadastro de Serviços: permite cadastrar os serviços prestados pela empresa, utilizado na tela de ordem de serviço
Cadastro de Transportadoras: permite cadastrar as transportadoras, utilizado na emissão de NFe
Cadastro de Vendedores: permite cadatrar os vendedores da loja de roupas. Além dos dados pessoais do vendedor o sistema permite cadastrar o tipo de comissão, configurar comissão variável, histórico de venda e comissões do vendedor
Módulo de Estoque e Compras do Sistema Para Oficina Mecânica IS2 Automotive
Consultas de Entradas: Diversas consultas da tela de entrada de produtos e despesas: Consulta Entradas Geral, Consulta de Entradas Por Fornecedor, Consulta de Produtos Comprados, Consulta de Entradas Por Natureza, Consulta de Entradas Por Produto
Consultas de Estoque: Diversas consultas de estoque de produtos. Consulta de Estoque, Consulta Estoque Abaixo do Mínimo, Consulta Estoque Acima do Máximo, Consulta Valores em Estoque, Consulta Movimento Estoque Por Período, Consulta Produtos Saldos Mensais
Relatório Etiquetas de Código de Barras: tela de impressão de etiquetas de código de barras
Impressão de Etiquetas de Código de Barras na impressora laser ou jato de tinta
Modelo de Etiquetas PIMACO 6180
Relatório de Estoque por Grupo: relatório de estoque por grupo de produtos
Relatório de Estoque por Marca: relatório de estoque por marca de produtos
Relatório de Estoque Geral: relatório de estoque geral
Relatório Lista de Preços Por Grupo: relatório lista de preços por grupo
Relatório Lista de Preços Geral: relatório lista de preços geral
Relatório Estoque Por Estação: relatório de estoque por estação do ano
Tela XML Entrada NFe: permite importar o xml da NFe de compra cadastrando automaticamente fornecedor e produtos
Tela de Entrada de Produtos e Despesas: permite lançar todas as notas de compra da empresa. Esta tela é integrada com o contas a pagar, depois de lançar a nota de compra é só utilizar a rotina Gera Contas a Pagar para gerar o financeiro a pagar da compra. O sistema permite também lançar todos os itens da nota de compra para a tela de impressão de etiquetas de código de barras. Há também um consulta de lucro dos itens
Tela de Movimento de Estoque: permite lançar toda movimentação de estoque, ao lançar uma venda ou compra de produto o sistema lança automaticamente o movimento de estoque nessa tela, além disso o sistema permite fazer lançamentos manuais de movimento de estoque
Módulo de Vendas e Faturamento do Sistema Para Oficina Mecânica IS2 Automotive
Consultas Pedidos / Ordem de Serviço: Diversas consultas da tela de pedidos de venda e da tela de ordem de serviço. Consulta Pedidos Geral, Consulta Pedidos por Cliente, Consulta Pedidos por Vendedor, Consulta Ordem de Serviço Por Período, Consulta Vendas por Produto, Consulta Pedidos Por Período e Forma de Pagto, Consulta Vendas Por Cliente e Período Detalhada, Consulta Vendas Por Vendedor Forma Pagto e Período - Geral, Consulta Descontos Por Período, Consulta Lucro Bruto Por Período, Consulta Vendas No Cartão, Consulta Total Vendas Por Mês, Consulta Total Vendas Por Mês Prodito/Serviço, Consulta Total Vendas Por Mês e Cliente, Consulta Total Vendas Dia do Mês, Consulta Receita Oftalmo Por Validade, Consulta Vendas Itens Geral, Consulta Comissão Vendas Itens
Consultas Orçamentos: Diversas consultas da tela de orçamento e empréstimo de mercadorias. Consulta Orçamentos Geral, Consulta Orçamentos por Cliente, Consulta Orçamentos Por Vendedor, Consulta Orçamento Itens Geral
Consultas Devoluções: Diversas consultas da tela de devoluções e garantia. Consulta Devoluções Desembolso DINHEIRO, Consulta Produtos Em Garantia - Pendente Em Atraso, Consulta Produtos Em Garantia - Pendente Por Período Previsão Entrega, Consulta Produtos Devolvidos Por Período
Consultas Documentos Fiscais: diversas consultas da tela de nota fiscal eletrônica. Consulta Vendas Cupom Fiscal Pedido, Consulta Total NFe Por Mês, Consulta Total NFe Por CFOP e Mês, Consulta NFe Por Período
Consultas Gráfico de Vendas Mensais: diversas consultas com opção de gerar gráfico de vendas mensais. Consulta Geral, Consulta Por Marca, Consulta Por Marca - Todas, Consulta Por Marca - Todas/Gênero, Consulta Por Grupo, Consulta Por Grupo/Marca, Consulta Por Grupo - Todos, Consulta Por Gênero, Consulta Por Condição Pagto, Consulta Total Por Gênero e Estação, Consulta Percentual Vendas Por Marca, Consulta Percentual Vendas Por Gênero e Marca, Consulta Lucro Bruto Por Período, Consulta Total Vendas Por Vendedor Condiçâo e Forma Pagto
Consultas Indicadores de Desempenho: diversas consultas com dados para indicadores de desempenho. Consulta % Orçamento Aprovados, Consulta Ticket Médio Geral Por Período, Consulta Ticket Médio Por Cliente E Período
Relatório Comparativo Compras x Vendas: relatório de comparativo diário de compras e vendas
Relatório de Vendas Geral: relatório de vendas geral
Relatório Vendas por Condição de Pagamento: relatório de vendas por Condição de Pagamento
Relatório de Vendas Por Vendedor: relatório das vendas do vendedor
Relatório de Vendas Por Produto: relatório das vendas do produto
Relatório de Vendas Por Período: relatório das vendas do período
Relatório de Vendas Por Cheque Eletrônio: relatório de vendas no cartão de débito e cartão de crédito
Relatório de Vendas Por Marca: relatório de vendas da marca do produto
Relatório Vendas por Forma de Pagamento: relatório de vendas por forma de Pagamento
Tela de Orçamentos : permite o lançamento de orçamentos de produtos e serviços. Existe a opção da impressão do orçamento tanto em impressora laser quanto na mini impressora Daruma não fiscal, tem rotina para lançamento de desconto nos itens e rotina para transformar o orçamento em um pedido de venda ou ordem de serviço
Tela de Carrinho de Compras: permite lançar uma pré-venda igual as telas de PDV de supermercado lançando os produtos primeiro. Tem rorina para transformar o carrinho de compras em um pedido de venda
Tela de Pedidos de Vendas: permite lançar as vendas da loja de autopeças (PDV). Esta tela é integrada com o contas a receber, depois de lançar o pedido de venda é só utilizar a rotina Gera Contas a Receber para gerar o financeiro a receber da venda. Existe a opção da impressão do pedido de venda tanto em impressora laser quanto na mini impressora Daruma não fiscal, tem opção de impressão do carnê, tem opção de impressão de nota promissória, tem rotina para conceder descontos nos itens, tem rotina para gerar a NFe e a NFCe do pedido de venda. Existe a opção de uso de crédito do cliente e vale presente.
Tela de PDV: a tela de PDV é uma tela de vendas projetada para agilizar as vendas no balcão da autopeças, além de lançar a venda a tela de PDV é integrada com o financeiro e também com a emissão de NFe e NFCe
Tela de Ordem de Serviço: permite lançar ordens de serviço. Esta tela é integrada com o contas a receber, depois de lançar a ordem de serviço é só utilizar a rotina Gera Contas a Receber para gerar o financeiro a receber da venda, Tem relatório da ordem de serviço, tem rotina para conceder descontos nos itens, tem rotina para gerar a NFe e a NFCe da ordem de serviço.
Tela de Devoluções e Garantia: permite lançar devoluções de clientes e garantia para fornecedores. Tem rotina para gerar a NFe de devolução para o fornecedor
Tela de Nota Fiscal Eletrônica: permite emitir Nota Fiscal Eletrônica e Nota Fiscal Ao Consumidor Eletrônica. O sistema transmite automaticamente a NFe para a Sefaz, tem opçõa da imperssão da DANFE, envio da DANFE e do XML por email para o cliente, tem rotina de cancelamento da NFe, tem rotina de inutilização da NFe, tem rotina de carta de correção.
Tela Ordens de Serviço Agendadas: o sistema permite agendar ordens de serviços da oficina e nesta tela são exibidas estas OS agendadas num canlendário
Impressão de Recibo de Venda Não Fiscal: permite impressão de recibo de venda não fiscal para as seguintes mini impressoras:
Impressão de recibo de venda não fiscal na mini impressora Daruma DR800
Impressão de recibo de venda não fiscal na mini impressora Elgin i9
Impressão de recibo de venda não fiscal na mini impressora Bematech 2100 TH
Impressão de recibo de venda não fiscal na mini impressora Epson TM T20
Impressão DANFE da NFCe: permite impressão da DANFE da NFce para as seguintes mini impressoras:
Impressão da DANFE da NFce na mini impressora Daruma DR800
Impressão da DANFE da NFCe na mini impressora Elgin i9
Impressão da DANFE da NFCe na mini impressora Epson TM T20
Módulo Financeiro A Pagar do Sistema Para Oficina Mecânica IS2 Automotive
Consulta de Contas a Pagar: diversas consultas do módulo de contas a pagar do sistema. Consulta Contas a Pagar Geral, Consulta Contas a Pagar por Fornecedor, Consulta Cheques Geral, Consulta Cheques por Fornecedor, Consulta Entradas Por Grupo e Fornecedor, Consulta Pagamentos Por Período
Relatório de Contas a Pagar por Período: relatório de contas a pagar por período
Relatório de Pagamentos: relatórios de pagamentos realizados por período
Relatório de Contas a Pagar por Período: relatório de contas a pagar do fornecedor por período
Relatório de Cheques Geral: relatórios de cheques repassados
Tela de Cheques repassados: permite lançar todos os cheques repassados para os fornecedores. Permite vicular o cheque ao contas a pagar para baixa automática do título
Tela de Contas a Pagar: permite lançar todos os títulos de contas a pagar da empresa. O sistema permite realizar pagamento parcial do título, o sistema exibe o histórico de títulos pagos e títulos pendentes além dos cheques vinculados ao título.
Módulo Financeiro A Receber do Sistema Para Oficina Mecânica IS2 Automotive
Consulta de Contas a Receber: diversas consultas do módulo de contas a receber do sistema. Consulta Contas a receber Geral, Consulta Contas a receber por Cliente, Consulta Cheques Geral, Consulta Cheques por Cliente, Consulta Contas a Receber Por Forma Pagto, Consulta Recebimentos Por Período, Consulta Contas a Receber no Cartão, Consulta Contas a Receber Em Carteira, Consulta Total Saldo Devedor Em Atraso Geral
Consulta Totais Contas a Receber: consulta que lista por cliente o total de títulos e o valor total pendente
Relatório de Títulos - Geral: relatório de títulos do contas a receber geral
Relatório Títulos a Receber Com Juros: relatório de títulos a receber com cálculo de juros dos títulos em atraso
Relatório Contas a Receber Por Convênio: relatório de contas a receber do convênio
Relatório de Recebimentos: relatório de recebimentos por período
Relatório CRE Cliente: relatório de contas a receber do cliente
Relatório de Cheques Geral: relatório de cheques recebidos dos clientes por período
Relatório Cre - Banco/Vencimento: relatório de contas a receber por banco e vencimento
Rotina de Baixa Por Valor: permite realizar baixa de vários títulos pendentes de um mesmo cliente
Tela de Cheques recebidos: permite lançar todos os cheques recebidos dos clientes. Permite vicular o cheque ao contas a receber para baixa automática do título
Tela de Contas a Receber: permite lançar todos os títulos de contas a receber da empresa. O sistema permite realizar pagamento parcial do título, o sistema exibe o histórico de títulos pagos e títulos pendentes além dos cheques vinculados ao título. Tem opção de impressão de recibo de pagamento em impressora laser e na mini impressora daruma não fiscal. Tem consulta de títulos pagos, consulta de títulos pendentes, consulta de títulos pagos hoje, consulta de títulos pendentes hoje, consulta histórico de crédito do cliente, rotina para baixar título utilizando crédito
Tela de Controle de Crédito de Clientes: permite gerenciar créditos de clientes, situações em que por algum motivo, principalmente de devolução, o cliente tenha um crédito junto a loja
Envio XML NFe Para Contabilidade: O software IS2 Automotive WD permite fazer o envio automático de todas as notas fiscais eletrônicas emitidas no mês para a contabilidade por email.
Módulo Financeiro Gerencial do Sistema Para Oficina Mecânica IS2 Automotive
Consulta DRE e Fluxo de Caixa: diversas consultas do módulo financeiro gerencial. Consulta DRE Análise Temporal Por Ano, Consulta DRE Análise Temporal Por Mês, Consulta DRE Projetado
Tela de Movimento Conta Bancária: permite gerenciar todos os movimentos das contas bancárias
Relatório Controle de Entradas e Saída: relatórios com cruzamento de todos os pagamentos e recebimentos do sistema
Tela de Fechamento de Caixa: permite fazer o fechamento de caixa geral por dia
Tela de Controle de Caixa Gaveta: permite fazer o fechamento diário do caixa gaveta, permite impressão do fechamento do caixa gaveta
Tela de Demonstrativo de Resultado de Exercício: permite gerar o DRE Demonstrativo de Resultado de Exercício mensal da empresa. Tem consulta de valores reais e consulta de valores originais
Tela de Boleto CNAB: permite gerar o arquivo de remessa do Boleto CNAB.
Módulo Miscelânea do Sistema Para Oficina Mecânica IS2 Automotive
Tela de Perfil de Usuários: permite gerenciar os grupos e usuários do sistemas e suas respectivas permissões dentro do sistema
Tela de Configurações: permite cadastrar todas as informações da empresa, além de diversas configurações para personalização do software
Tela de Parâmetros: permite cadastrar diversos parâmetros do sistema para uso geral e personalização da aplicação
Tela de Parâmetros Locais: permite configurar parâmetros em cada computador que utiliza o sistema, usado para configurar a mini impressora daruma não fiscal
Tela de Impressora Fiscal: permite configurar o uso da impressora fiscal e para NFCe
Tela de Módulos Verticais: tela de controle de liberação dos módulos verticais
Tela de Liberação Periódica: tela para realizar a liberação periódica do sistema
Tela de Configuração de Backup: permite configurar o serviço de backup do sistema
Tela de Módulo de Email: permite enviar email para os clientes
Consulta de Aniversariantes: consulta para listar os clientes aniversariantes por mês
Relatório Etiqueta Aniversariantes: relatório de etiqueta de endereço dos aniversariantes do mês
Relatório de Carta Aniversariantes: relatório de carta para aniversariantes do mês
Relatório Etiqueta Endereço Cliente: relatório de etiqueta de endereço de clientes com carta de SPC
Tela de Etiqueta de Endereço Cliente Avulso: relatório de etiqueta de endereço de clientes avulso
Relatório de Etiqueta de Endereço Empresa: relatório de etiqueta de endereço da empresa
Relatório Carta SPC: permite gerar carta SPC para os clientes com contas pendentes e atraso
Rotina Gera Projeção CPA: rotina para gerar projeção de contas a pagar para um ano
Rotina de Controle de Preços: rotina para atualizar preços dos produtos
Rotina de Contagem de Estoque: rotina para contagem das quantidades em estoque
Rotina Rotina Zera Controle Estoque: rotina para zerar controle de estoque dos produtos
Rotina Atualiza Dados Produtos NFe: rotina para atualizar os dados dos produtos para a NFe
Preferências: permite utilizar o sistema no MODO ESCURO. O modo escuro, também conhecido como modo noturno, é um recurso que permite escurecer os menus e telas do sistema IS2 Automotive WD. Por reduzir a claridade no display do seu computador, o recurso traz mais conforto para os olhos.
Imagens das telas do Software para Oficina Mecânica e Autopeças IS2 Automotive WD
Imagem do dashboard da oficina mecânica. O dashboard apresenta vários indicadores de desempenho gerenciais e operacionais da oficina mecânica.
Imagem do cadastro de clientes do programa para oficina mecânica. Além dos dos dados principais do cliente, nesta tela cadastra-se também todos veículos (carros, caminhões, etc.) que o cliente tem ou já teve (para fins de histórico), além de todo o histórico financeiro e de peças e serviços do cliente.
Imagem do cadastro de produtos do software para oficina mecânica de veículos. Além dos dos dados principais do produto, nesta tela cadastra-se também as informações de impostos que vão para a NFe e NFCe.
Imagem do cadastro de serviços do software para auto center. Além dos dos dados principais do serviços, nesta tela cadastra-se também as informações de impostos que vão para a NFe Conjugada e NFSe.
Imagem de uma consulta de vendas do sistema de oficina mecânica. Existem diversas consultas no sistema e todos podem ser exportadas para excel.
O sistema dispõem de diversosdashboards para ánálise de dados.
Imagem do relatório de vendas. O software para centro automotivo têm muitos relatórios disponíveis para o usuário com opção de marca d'água, anotações e envio do relatório por email.
Imagem da tela de cadastro de empresas do sistema. O sistema permite gerenciar várias empresas.
Imagem da tabela de contas a pagar do programa de oficina mecânica. Além dos dados dos títulos, é possível ver todos os títulos pendentes do cliente e seu saldo devedor no dashboard.
Imagem da tela formulário de contas a receber do programa de oficina mecânica. Além dos dados dos títulos, é possível ver todos os títulos pendentes do cliente e seu saldo devedor no dashboard.
Imagem da tela de Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) do software para auto center. As informações desta tela vem automaticamente do financeiro do sistema.
Imagem da tela de entrada de produtos e despesas do software para oficina mecânica de veículos. Nesta tela são lançadas todas as compras da empresa.
Imagem da tela de Nota Fiscal Eletrônica e Nota Fiscal Ao Consumidor Eletrônica do sistema de oficina de carros.
Imagem da tela de Ordem de Serviço do programa de oficina mecânica. Uma as principais telas do sistema, onde ficam registradas todas as ordens de serviços dos clientes e seus carros.
Imagem da tela de Pedido de Venda PDV do sistema de auto peças. É uma tela para vendas no balcão, não precisa informar o carro, apenas o cliente.
Imagem da tela de Pré-Venda do sistema de auto peças. É uma tela pré-vendas no balcão, informe os produtos primeiro e depois exporte para o pedido de vendas.
Imagem da tela de PDV do sistema de autopeças
Atualizações do Software para Oficina Mecânica IS2 Automotive WD
O IS2 Automotive é atualizado constantemente. Os clientes que tem contrato de
Assessoria e Evolução Tecnológia podem solicitar
alterações no sistema e, além disso a IS2 procura implementar novos recursos no software no intuito de levar melhorias para os clientes.
Videoaulas do Software para Oficina Mecânica IS2 Automotive WD
Atualmente são mais de 200 videoaulas TOTALMENTE GRATUITAS ensinado a utilizar da melhor maneira o software IS2 Automotive. É só clicar na imagem abaixo para acessar as videoaulas
Contato IS2
Teste grátis o software IS2 Automotive por até 2 meses com suporte gratuito via WhatsApp e centenas de videaulas. É só entrar em contato que instalamos o sistema na hora para sua empresa testar.
Tecnologia de Desenvolvimento do Software IS2 Automotive WD
No dia 21/12/2015 a IS2 oficializou a compra do software Windev 21. Este software é desenvolvido e comercializado pela empresa francesa PC Soft.
Esta será a nova plataforma de desenvolvimento de software da IS2. Uma plataforma de nível mundial com o que há de mais moderno em termos de tecnologia (windows, linux, desktop, web, intranet, mobile, cloud, etc.).
A escolha do WINDEV foi feita depois de 02 anos de pesquisa sobre plataformas de desenvolvimento de software.
Encontramos na PC SOFT um fornecedor de tecnologia confiável, uma opção de alta produtividade e com um conceito que garante a continuidade dos nossos softwares.
Além do WINDEV para softwares desktop, a IS2 utilizará o WEVDEB para aplicações web e WINDEV Mobile para aplicações para smartphne e tablets.
Base de Dados HFSQL
HFSQL Funciona com Windows e Linux, com dispositivos móveis, com redes de qualquer tamanho e tipo.
HFSQL é gratuito, ilimitado, Vária Versões dos HFSQL estão disponíveis: local, rede, cliente / servidor (Windows e Linux), Cluster, Mobile, incorporado.
HFSQL é muito poderoso, muito rápido e muito confiável.
PC SOFT
A PC SOFT é uma empresa francesa e está no mercado desde 1984. A PC SOFT é uma empresa especializada em ferramentas profissionais de desenvolvimento de software para
Internet, Intranet, Windows, Linux, Unix, Android, Windows Phone, iOS.
Mais de 150 mil profissionais tem adoptado a plataforma WINDEV para desenvolvimento de aplicativos.
Controle de Tráfego Aéreo - SkyGuide.
A empresa Skyguide, que monitora o espaço aéreo suíço, conta com WINDEV para um conjunto de soluções de negócios. Tudo sob controle 24 horas por dia 7 dias por semana.
Indústria - Philips Iluminação Automotiva.
Philips Iluminação Automotiva usa WINDEV para o desenvolvimento de aplicações de gestão, CMMS (Software de Gestão Computadorizada de Manutenção de Fábrica) e controle de qualidade.
Restaurantes - Grupo QUICK FastFood.
Quasar Solutions tem desenvolvido soluções completas de controle de qualidade para o Grupo QUICK. Controle de qualidade durante a produção com características tais como SPC, metrologia, controle, receber e gerenciar as não-conformidades e ações corretivas.
Distribuição - U Distribuidor.
Mais de 1000 lojas da marca e 25000 usuários utilizam solução desenvolvida com WINDEV e WINDEV Mobile. 900 tablets e 70 milhões de registros por loja.
Pagamento Eletrônico - VeriFone (França).
VeriFone, sistemas Nº 1 de solução de pagamento mundo. Oferece aos clientes no comércio sua solução de pagamento mobile integrada Wynid baseado em WINDEV. Quase um bilhão de transações bem gerenciadas.
Mais de um bilhão de linhas com a base de dados HFSQL. Alta disponibilidade, alta segurança e totalmente grátis.
Logística - Bollore Africa Logistics.
Solução de WMS com WINDEV e WINDEV Mobile. Integração direta com SAP e SAGE. O WINDEV não tem limite, 1000 janelas de dados e 400 consultas.
Eletrônicos - Casio (França).
Casio (França) utiliza WINDEV para estabelecer uma gama de ferramentas de análise financeira para refinar a estratégia de negócios. Tablets e SmartPhones para realizar compras.
Fabricante - John Deere.
ERP área de concessões. Gestão de oficinas, CRM, Contabilidade, painés, cubos, etc.
Automobilismo - Volvo (França).
Volvo (França) usa WINDEV para gerenciar as vendas de veículos usados.
Indústria - Aigle.
Dentro AIGLE International, WINDEV é onipresente para otimização de processos e soluções de negócios em torno da decisão. Site e-commerce desenvolvido em WEBDEV.
Sistema Banário - Swiss Post Solutions.
Mais de 150 milhões de cheques processados por ano pela Swiss Post Solutions. Base de dados com mais de 1TB com HFSQL.
Saúde Animal - VeteSys.
Com Webdev e WINDEV Mobile: 100% dos dispositivos conectados (PC, Mac, Android, iOS).
Educação - Ecole Directe.
Mais de 1 milhão de estudantes em mais de 1.200 instituições de ensino privado. 6 milhões de conexões por mês com site desenvolvido com WEBDEV.
Automobilismo - Toyota (Bégica e Luxemburgo).
Mais de 200 concessionárias da KIA e TOYOTA na Bélgica e Luxemburgo usam sistema desenvolvido em WINDEV.
Teste grátis o software IS2 Automotive por até 2 meses com suporte gratuito via WhatsApp e centenas de videaulas. É só entrar em contato que instalamos o sistema na hora para sua empresa testar.
Um software de computador ou programa informático é um conjunto de instruções que descrevem uma tarefa a ser realizada por um computador. O termo pode ser uma referência ao código fonte, escrito em alguma linguagem de programação, ou ao arquivo que contém a forma executável deste código fonte.
Um software de computador é a formalização de um algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador gerando os resultados esperados.
Os softwares de computador utilizados diretamente por pessoas comuns, como os editores de texto, são chamados de software aplicativo, ou de aplicação. Os programas voltados para dar suporte funcional aos computadores, como os sistemas operacionais, são chamados de software de sistema. Esses softwares, assim como aqueles embutidos em outros sistemas (firmware), podem ser genericamente chamados de "programas".
O software de gestão empresarial ocupa uma posição central nas organizações modernas, com ele, é possível integrar todas as áreas da empresa, automatizar tarefas e acelerar as rotinas diárias, conquistando muito mais eficiência.
Oportunidades De Negócio Com Um Oficina Mecânica Em Santos SP
Se prestarmos atenção, veremos uma oficina mecânica em cada esquina. Os gastos com manutenção de veículos automotivos, por ano, no Brasil, são de cerca de R$ 128 bilhões e este é um segmento muito promissor.
A frota atual tem uma vida média de oito anos e cinco meses, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças). A renovação da frota ainda é lenta. Veículos mais usados exigem maior manutenção, o que se transforma em ótimas oportunidades para as oficinas mecânicas.
Centro automotivo express
A última tendência do setor automotivo é o centro automotivo express. Trata-se de espaços reduzidos com estrutura enxuta, mão de obra altamente capacitada e equipamentos modernos e adaptados para serem operados nesse novo conceito de loja e oferecer serviços automotivos rápidos.
O centro automotivo express é uma ótima forma de inserir o auto center em pontos estratégicos de grandes centros urbanos, mas sem ter que arcar com pesados custos de investimento/aluguel.
Dados de Santos - SP Area em km2= 281 Populacao = 419400 PIB Per Capta = R$ 0
HISTORIA
Ver artigo principal: História de Santos
Colonização portuguesa[editar | editar código-fonte]
Fundação de Santos, por Benedito Calixto.
Rua do centro histórico da cidade.
Verificam-se relatos a respeito da Ilha de São Vicente apenas dois anos após o descobrimento oficial do Brasil, em 1502, com a expedição de Américo Vespúcio para o reconhecimento da costa brasileira. Ao passar pela ilha dantes conhecida pelos indígenas sob o nome de Goiaó (ou Guaiaó), a expedição decidiu dar-lhe o nome do santo do dia, São Vicente.[29][30][31]
A coroa portuguesa interessou-se pouco pela região nos trinta anos que se seguiram à expedição. Durante este tempo, vários corsários e piratas acudiam à região em busca do pau-brasil, madeira nobre que era objeto de cobiça na época, largamente explorada pelos portugueses na Mata Atlântica abundante da região.[29][30][31]
No entanto, em 1531, devido à decadência dos negócios da coroa portuguesa na Índia, o Brasil volta ao centro das atenções. Uma esquadra de demarcação e posse de territórios é enviada pelo monarca D. João III à Ilha de São Vicente. O chefe da esquadra, o navegador Martim Afonso de Sousa, encontra na entrada do atual estuário de Santos (Ponta da Praia) um pequeno povoado e um atracadouro, conhecido como Porto de São Vicente. Um dos degredados trazidos pela expedição de Américo Vespúcio, Cosme Fernandes, fundara aí essa colônia, e prosperava graças ao comércio com os indígenas. A vila de São Vicente também refletia a prosperidade das atividades econômicas de Fernandes.[29][30][31]
Martim Afonso, no entanto, expulsou Cosme Fernandes das terras e ocupou o porto de São Vicente. Também distribuiu sesmarias na parte norte da ilha, conhecida como Enguaguaçu, onde se encontravam terras adequadas ao plantio. Aí, se estabeleceram colonizadores portugueses, tais como Luís de Góis (e sua esposa Catarina de Andrade), Domingos Pires, Pascoal Fernandes, Francisco Pinto, Rui Pinto e os irmãos José e Francisco Adorno, que construíram um engenho perto do atual Morro de São Bento.[29][30][31]
A vida do novo povoado, entre 1530 e 1543, passou a girar em torno do engenho e do plantio. Com a invasão e saqueio da vila de São Vicente por Cosme Fernandes, que se vingou por haver sido expulso em 1531 por Martim Afonso de Sousa e, com o maremoto posterior que danificou seriamente essa vila, a população do povoado do Enguaguaçu só fez crescer.[29][30][31]
Casa do Conselho ou Câmara e Cadeia, por Benedito Calixto.
Em 1543, com o término da construção de uma capela num outeiro em homenagem a Santa Catarina por Luís de Góis, Brás Cubas conseguiu a transferência do Porto para o sítio do Enguaguaçu, que era mais seguro e o apoio do povoado era necessário para as embarcações que aportavam e para o fornecimento das mercadorias a exportar. O fidalgo português também levou a cabo a instalação de um hospital, nos moldes da Santa Casa de Lisboa, acelerando o desenvolvimento do local. O hospital foi denominado Santa Casa de Misericórdia de Todos os Santos e foi o segundo hospital do Brasil — sendo o mais antigo do país em funcionamento, uma vez que o Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Olinda foi extinto.[32][33] O novo povoado de Enguaguaçu passou então a ser conhecido como o povoado de Todos os Santos. Uma outra hipótese sobre o nome Santos viria do porto de Santos que havia em Lisboa, semelhante ao local do novo povoado. Daí, então a região próxima ao Outeiro era conhecida como "Vila do Porto de Santos", e depois, apenas "Santos".[29][30][31]
Dessa forma, o povoado cresceu em importância: foi elevado à condição de vila por Brás Cubas em 1546 (data controversa, o ano de 1543 também é defendido por certos historiadores), vivendo os seus primeiros anos de ocupação por imigrantes portugueses e espanhóis. A Capela de Santa Catarina se tornou a Igreja Matriz da vila. Ainda hoje, comenta-se o fato de Santos ser uma das poucas cidades que conhecem exatamente o seu local de nascimento: o Outeiro de Santa Catarina, que existe até hoje.[29][30][31]
O Conjunto do Carmo é formado pela Igreja da Venerável Ordem Terceira do Carmo, datada de 1710, com altares de madeira em estilo rococó, e pela Igreja e Convento dos Frades Carmelitas, datada de 1599.
Retábulo da Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, da Igreja de Santo Antônio do Valongo.
“ Atribui-se a fundação de Santos a Brás Cubas, sertanista português que, em 1536, recebeu a mais vasta sesmaria do litoral da Capitania de São Vicente. Em 1543, Brás Cubas instalou às margens da baía a Casa de Misericórdia de Todos os Santos para abrigar doentes dos navios que chegavam da metrópole. O povoado, com nome simplificado de Santos foi elevado à categoria de vila em 1545. ”
Desenvolvimento colonial[editar | editar código-fonte]
A segunda metade do século XVI foi significativa para Santos: criaram-se a Alfândega de Santos em 1550 — o mesmo ano da chegada dos padres jesuítas para a catequização dos índios tupis que ali moravam em núcleo, o arsenal de defesa em 1552, e instalou-se a ordem dos carmelitas em 1589. Mas também foi uma época em que Santos sofreu com a invasão e com os saques dos corsários, por ser um porto relativamente próspero.[29][30][31]
O saque do pirata Thomas Cavendish, em 1591, deu origem em Santos à lenda do milagre de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade. Conta a lenda que a população santista se refugiou num dos morros da cidade, o morro de São Jerônimo, para escapar aos piratas. Neste morro havia uma capela à qual um fidalgo espanhol trouxera uma imagem de Nossa Senhora de Montserrat (daí o nome dado ao morro, Monte Serrat).[29][30][31] A população orava na capela de Montserrat quando os piratas começaram a subir para atacá-los e um deslizamento de terra, atribuído à Santa, os fez fugir. Desde então, Nossa Senhora do Monte Serrat é celebrada como padroeira da cidade, e seu dia é comemorado no dia 8 de setembro. Cavendish também destruiu o Outeiro de Santa Catarina e o Engenho dos Erasmos, sendo um dos responsáveis pelo declínio da incipiente economia canavieira da Capitania de São Vicente.[29][30][31]
Thomas Cavendish permaneceu por dois meses em Santos, saqueando o que podia, chegou a roubar dois sacos de ouro que teriam vindo de uma mina no pico da Jaraguá. Partiram daí para o Estreito de Magalhães com a finalidade de atacar as colônias espanholas, mas devido ter se demorado muito em Santos, pegaram mau tempo no Estreito de Magalhães onde ficaram presos, muitos de sua tripulação morreram de frio e de fome, tendo retornado a Santos para pedir ajuda na Santa Casa.[35]
No século XVII, seguindo uma tendência de toda a Capitania de São Vicente, a vila de Santos entra em um longo e lento processo de estagnação e posterior decadência. Muitos habitantes da vila, na tentativa de buscar uma atividade econômica, se juntavam aos habitantes da vila de São Paulo de Piratininga e partiam nas expedições conhecidas como bandeiras.[29][30][31]
No fim do século XVIII, a vila retoma o desenvolvimento e sua população começa a crescer. A construção da Calçada do Lorena - estrada de ligação de Santos com São Paulo, o desenvolvimento na infraestrutura (iluminação pública, melhoramentos no porto) e a posterior abertura dos portos brasileiros com a vinda da família real portuguesa reativaram o dinamismo econômico da vila.[29][30][31]
Cabe destacar que vários episódios relacionados à independência do Brasil ocorreram em Santos, tais como a rebelião militar dos Quartéis de Santos liderada de Chaguinhas contra a tentativa das Cortes Constitucionais de Lisboa de fazer retroceder o Brasil à condição de colônia, e a passagem de D. Pedro I por Santos justo antes do célebre Grito da Independência. Aliás, note-se que o imperador nunca escondeu sua simpatia pela região, chegando a conferir à sua amante o título de Marquesa de Santos.[29][30][31]
Século XIX[editar | editar código-fonte]
Santos em 1850, por Benedito Calixto.
Torre do relógio da antiga Bolsa do Café em Santos.
Santos foi elevada à categoria de cidade em 26 de janeiro de 1839 quando a Assembleia Provincial (que hoje equivale a Assembleia Legislativa Estadual) resolveu aprovar uma Lei que elevou a Vila de Santos à condição de Cidade, assinada por Venâncio José Lisboa, presidente da Assembleia. Logo, comemora-se a cada dia 26 de janeiro o aniversário da cidade - não apenas o de sua elevação à categoria de Cidade, mas também o da sua fundação por Brás Cubas.[29][30][31] Abaixo segue transcrita a lei de elevação. Era curiosa a metodologia da escrita na forma de fazer e sancionar as leis na época: existia um cabeçalho realmente grande, além do fato de a Lei ser específica (e não como ocorre atualmente, com nuances):
“ O Dr. Venâncio José Lisboa, presidente da Província de São Paulo (Nota: Esse cargo equivale ao atual Governador), etc. Faço saber a todos os seus habitantes que a Assembleia Legislativa Provincial decretou e eu sancionei, a lei seguinte:
Artigo único – Fica elevada à categoria de Cidade de Santos, a Villa do mesmo nome, pátria do conselheiro José Bonifácio de Andrada e Silva, revogadas para isso as disposições em contrário (Nota: Já existia o hábito de escrever "Revoga-se …", pois é mais fácil do que pesquisar o intrincado arquivo legislativo adotado até essa época). Mando, portanto a todas as autoridades a quem o conhecimento e execução da referida lei pertencer, que a cumpram e façam cumprir tão inteiramente como nella se contém. O Secretário desta Província a faça imprimir, publicar e correr. Dada no Palácio do Governo de São Paulo, aos 26 dias do mês de janeiro de 1.839. (a) Venâncio José Lisboa".
”
A economia do café no Brasil representou um impulso sem precedentes de crescimento para Santos. A inauguração da ferrovia São Paulo Railway ligando Santos às lavouras cafeeiras de Jundiaí em 1867 foi uma fonte de progresso inestimável, principalmente para o porto. A cidade aumentou sua população sobremaneira, ocupando toda a área entre o porto e o Monte Serrat, e as áreas conhecidas como Paquetá e Macuco. A cidade também fervilhava de ideias: foi um dos centros do movimento abolicionista, com a figura de Quintino de Lacerda e seu famoso quilombo no bairro do Jabaquara. O Teatro Guarany, primeiro grande teatro da cidade e palco de manifestações pela abolição, foi inaugurado em 1888.[29][30][31]
Porto da cidade de Santos no fim do século XIX em foto de Marc Ferrez.
Com a abolição da escravatura e a vinda de mão de obra italiana para substituir o trabalho dos negros, na agricultura, Santos se caracterizou como a porta de entrada do Brasil para os esperançosos imigrantes italianos e japoneses. Muitos acabaram se fixando na própria cidade em vez de seguirem o destino até então traçado para eles.[29][30][31] O aumento populacional também acarretou problemas: uma grande epidemia de febre amarela em 1889 dizimou setecentas pessoas. Santos sofria constantemente com as doenças, com os alagamentos. A falta de saneamento básico era um problema, as doenças e os cortiços também. O Porto de Santos era temido, considerado o "porto da morte". Para sanar tais problemas, duas obras foram fundamentais: o Porto Organizado, inaugurado em 1892 pelos empresários Cândido Gaffrée e Eduardo Guinle, e o Saneamento de Santos, que é o responsável pelo fim definitivo das doenças e pela salubridade de Santos. A genialidade do projeto do engenheiro Saturnino de Brito teve o triplo mérito de drenar as planícies alagadas com os canais de drenagem - hoje marcos da paisagem urbana santista - de preservar a memória histórica do Centro e de ordenar a ocupação urbana da Ilha de São Vicente com um plano de ruas.[29][30][31]
Século XX[editar | editar código-fonte]
Santos durante a Primeira Guerra Mundial, por Benedito Calixto.
Santos se tornou definitivamente uma cidade turística a partir dos anos 1910, com a construção dos hotéis Internacional e Parque Balneário e com a construção dos jardins da orla de Santos a partir de 1935. Até hoje, o turismo em Santos é uma das atividades econômicas principais, ligado principalmente às praias e ao patrimônio histórico.[29][30][31]
Durante o regime militar de 1964, Santos teve a sua autonomia política suspensa: por abrigar o maior porto do Brasil, a cidade foi designada área de segurança nacional pelo governo, perdendo, assim, o direito de eleger prefeito. O prefeito eleito democraticamente Esmeraldo Tarquínio, foi cassado em 1968, o que representou um duro golpe para a cidade.[29][30][31]
No início dos anos 1980, com o enfraquecimento do regime, pressões políticas pela volta da autonomia cresceram. Finalmente, em 1983, Santos recuperou sua autonomia.[29][30][31] A cidade elegeu de maneira democrática o primeiro prefeito em vinte anos, que era ao mesmo tempo um dos principais nomes do movimento pela autonomia: Oswaldo Justo (ligado ao PMDB).[29][30][31]
Durante a década de 1990, como resultado de um processo vindo já da década de 1980, Santos enfrentou uma crise no turismo devido à piora na balneabilidade das suas praias. A cidade passou a recuperar-se a partir do início da década de 1990, em um trabalho de reversão da imagem negativa adquirida ao longo da década de 1970.[29][30][31]
O navio de cruzeiro MSC Opera partindo do porto de Santos. Ao fundo: Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande (1584).
O comércio cresceu na cidade, e surgiram casas noturnas, agências de recepção turística, hotéis e flats. Em 1991, a Bienal de Artes Plásticas de Santos, interrompida por dezoito anos, voltou a ser realizada, no intuito de recuperar a identidade cultural do município. A partir de 1993, a prefeitura passou a investir no turismo, com revitalizações paisagísticas e construções de ciclovias na cidade. Deste modo, Santos foi considerada a cidade mais visitada por turistas estrangeiros no litoral paulista.[29][30][31]
A partir de 1999, ocorreram projetos de revitalização da área central da cidade, reconhecida como Centro Histórico. Foram oferecidos incentivos fiscais às empresas em troca de restaurações de prédios depredados, o que melhorou consideravelmente seu aspecto e trouxe empresas para a região. Programações culturais e artísticas atraíram restaurantes e clubes, como a reativação do Teatro Coliseu Santista e a implantação do Bonde Turístico.[29][30][31]
Nos últimos anos, a cidade contou com grandes empreendimentos principalmente voltados a intervenções logísticas no porto e imobiliárias por prédios voltados à indústria de logística, do petróleo e gás, além de obras para implantação de trecho ferroviário do VLT da Baixada Santista,[37] o que ressalta a importância regional no mercado global diante de um momento recessivo no mercado interno.
No dia 13 de agosto de 2014, um avião caiu sobre uma área residencial do bairro do Boqueirão, matando sete pessoas, incluindo Eduardo Campos, então candidato a Presidência do Brasil.[38] ECONOMIA Algumas informacões sobre a economia e população da cidade.
A cidade de Santos localizada no estado de Sao Paulo tem uma área de 281.1 de quilometros quadrados.
A população total de Santos é de 419400 pessoas, sendo 191912 homens e 227488 mulheres.
A população na área urbana de Santos SP é de 419086pessoas, já a população da árae rual é de 314 pessoas.
A Densidade demográfica de Santos SP é de 1492.23. A densidade demegráfica é a medida expressada pela relação entre a população e a superfície do território, geralmente aplicada a seres humanos, mas também em outros seres vivos (comumente, animais). É geralmente expressada em habitantes por quilômetro quadrado. Veja mais no link a seguir Densidade Demográfica Wikipedia.
Outra informação que temos sobre a população de Santos SP é que 16.75% tem entre 0 e 14 anos de idade; 69.2% tem entre 15 e 64 anos de idade; e 14.05% tem acima de 64 anos de idade.
Conforme os dados, a maior população da cidade de Santos localizada no estado de Sao Paulo são as pessoas de 15 a 64 anos de idade, ou seja, existem mais adultos no município. Em termos de ecnomia isso é bom pois tem mais pessoas trabalhando e gerando riqueza para o país.
Porto de Santos, o maior do Brasil.
Praiamar Shopping Center.
O Produto Interno Bruto (PIB) é o maior da Região Metropolitana da Baixada Santista, o 13º do estado de São Paulo e o 33º de todo o país, em 2016. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística relativos a 2016, o PIB do município era de 21.954.556,74 bilhões de reais e o PIB per capita era de 50,544 73 reais.[10]
Em 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano era de 0,840, o terceiro maior do estado.[9][68]
De acordo com a Fundação Seade, a cidade tinha em 2012 o 14º maior PIB municipal do país. O montante de riquezas gerado na cidade supera o de outros estados brasileiros, como Alagoas, Sergipe e Tocantins. O setor de turismo e serviços em geral têm importante peso na economia local, mas o Porto de Santos é o maior gerador de receita e renda para a cidade, sendo que o município é a segunda cidade que mais arrecada impostos no estado de São Paulo.[69]
O Complexo Portuário de Santos responde por mais de um quarto da movimentação da balança comercial brasileira é o principal porto do país, e inclui na pauta de suas principais cargas produtos como o açúcar, soja, café, milho, trigo, sal, polpa cítrica, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos, em cargas transportadas em contêineres via porto, trilhos e estradas.[70] A área de influência econômica do porto concentra mais de 50% do produto interno bruto (PIB) do país e abrange principalmente os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Aproximadamente 90% da base industrial paulista está localizada a menos de 200 quilômetros do porto santista.[70] Em 2007, o Porto de Santos foi considerado o 39ª maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica Container Management,[71] sendo o mais movimentado da América Latina.[72]
O orçamento municipal gira em torno de 1,9 bilhão em 2013, segundo estimativa. A renda per capita também figura no início do ranking de cidades brasileiras. Pelo censo de 2010, do IBGE, aparece em 9ª posição, com remuneração média de 1.682,24 reais, maior do que a renda por habitante de capitais como São Paulo (1.495,04 reais) e Rio de Janeiro (1.518,55 reais). O nível de emprego tem se mantido em constante alta na década de 2000, seguindo tendência nacional.[69]
Turismo[editar | editar código-fonte]
Aquário Municipal de Santos.
Entre os principais pontos turísticos de Santos além de suas praias, podemos citar os Jardins da orla de Santos que é o maior jardim frontal de praia em extensão do mundo.[73] O Aquário de Santos (antigo Aquário Municipal de Santos), inaugurado em 1945 pelo então Presidente da República Getúlio Vargas e ampliado em 2006, é o segundo parque público mais visitado do estado e atrai turistas do mundo inteiro.
Outros lugares de interesse são o Museu do Café Brasileiro, o Orquidário Municipal, o Jardim Botânico Chico Mendes, o Teatro Coliseu Santista, o Panteão dos Andradas, o Monte Serrat, e a Estação do Valongo. A Laje de Santos é um lugar muito procurado por mergulhadores. Entre as igrejas de interesse temos a Catedral de Santos, a Igreja Santo Antônio do Embaré, e a Igreja do Valongo.
Santos é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Parque Roberto Mário Santini, no emissário submarino da praia do José Menino, orla da cidade. TURISMO
Esta seção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Configuração e paisagem urbana[editar | editar código-fonte]
Vista da Avenida Ana Costa, Santos.
Basicamente, a rede urbana de Santos é composta de uma malha urbana em formato de tabuleiro de xadrez, fruto do projeto desenvolvido pelo engenheiro Saturnino de Brito. A maioria das grandes vias de circulação estendem-se no sentido norte-sul: são as avenidas arborizadas que margeiam os canais e as avenidas Ana Costa e Conselheiro Nébias (antiga ligação do Centro da Cidade às praias). Elas conectam as praias, ao sul, com o Centro da Cidade, ao norte. O Centro faz face ao braço de mar conhecido por Largo do Caneú.
A avenida Ana Costa pode ser considerada a avenida símbolo da cidade, onde se situam edifícios comerciais, cinemas, bancos e escolas. Suas palmeiras imperiais remontam à década de 1920, e no coração do bairro do Gonzaga (cruzado por essa avenida) ela atravessa a Praça Independência, local tradicional de comemorações da cidade, onde está o Monumento à Independência (com o patriarca José Bonifácio de Andrada e Silva no alto) inaugurado em 1922.
No sentido leste-oeste, as ligações viárias são mais escassas. Elas conectam regiões próximas do Maciço de São Vicente (a oeste) ao Estuário de Santos, face ao qual se estende o Porto (a leste). Três grandes eixos de circulação se destacam nesse sentido: o eixo central, as avenidas Afonso Pena e Francisco Glicério (do bairro Ponta da Praia aos morros via região central à zona leste); o eixo leste que margeia a orla da praia (recebendo vários nomes: Presidente Wilson, Vicente de Carvalho, Bartolomeu de Gusmão e Almirante Saldanha da Gama) e também a avenida paralela à da orla (que também recebe vários nomes: Floriano Peixoto, Galeão Carvalhal, Embaixador Pedro de Toledo e Epitácio Pessoa); e o eixo central-noroeste (formado por vias entre São Francisco e João Pessoa a Francisco Dorneles Vargas, Martins Fontes e acessos tais como Nossa Senhora de Fátima, rodovias, porto-alemoa e morros).
Quanto à paisagem urbana, ao sul da linha férrea, a cidade de Santos é extremamente densa, principalmente nas quadras fronteiras ao mar. Ao centro da ilha (Campo Grande, Encruzilhada, Macuco), a densidade cai (apesar de manter-se considerável) e próximo ao Centro, mais ao norte da ilha, os bairros da Vila Nova, Vila Mathias e Paquetá - áreas nobres no início do século XX - foram convertidas ao longo do século em áreas industriais e, em sua maioria, deterioradas (com proliferação de cortiços e desvalorização urbana). Na Vila Nova localiza-se o Mercado Municipal de Santos.
Canais[editar | editar código-fonte]
Canal 4.
Os canais de Santos hoje possuem mais de cem anos de idade, são uma marca característica da cidade. Foram construídos por Saturnino de Brito para drenar os terrenos alagadiços da planície santista e conduzir as águas pluviais, que eram focos constantes de doenças nos verões quentes da cidade, ao mar. O sistema combinou planejamento urbano (arruamento das zonas atravessadas pelos canais) e separação estrita entre redes de águas pluviais e rede de esgotos.
Os canais são numerados sequencialmente e servem como pontos de referência, muito mais do que os bairros ou vias. Entretanto, com a elevação gradativa do nível do mar, foi criado o Projeto Metrópole, financiado pela FAPESP, para pesquisar soluções que previnam as consequências de futuras tempestades e ressacas, pois se observou a ocorrência de erosões na região da orla e enchentes principalmente na região da zona noroeste da cidade. Nesse sentido, com estudos por meio de sistema de georreferenciamento, executa projetos e início de obras de macrodrenagem.[74]
Recalque de edifícios[editar | editar código-fonte]
Prédios na orla de Santos apresentando recalque.
Pelo seu caráter litorâneo e pelo fato de ter sido construída em parte sobre antigos terrenos de manguezais, a cidade de Santos tem um perfil de solos dos mais difíceis no país para a construção de fundações. Por este motivo, uma série de edifícios foram erigidos ao longo do século XX (especialmente a partir da década de 1960) com fundações executadas a partir de equívocos de sondagem ou de projeto. A especulação imobiliária surgida com a explosão do veraneio em Santos foi a responsável por tais erros, já que os edifícios eram construídos rapidamente para abrigar muitos veranistas.
Com o tempo, tais edifícios passaram a sofrer acentuados recalques diferenciais: tornam-se "tortos" (ou seja, perdem o prumo) aos olhos dos pedestres situados na praia. Recentemente os "prédios tortos" da orla de Santos estão virando atração turística: são cerca de 90 prédios com esta característica. Estão concentrados na orla do Boqueirão, Embaré e Aparecida. O reaprumo ou a implosão e reconstrução são soluções possíveis. A primeira opção, menos impactante que a segunda, já foi executada com sucesso no edifício que era considerado o mais inclinado da orla (o denominado 'Núncio Malzoni', no bairro do Boqueirão), o qual tinha mais de 2 metros de inclinação do topo em relação à base[75] (a inclinação da Torre de Pisa na Itália, é de aproximadamente 4 metros). Nesse sentido, a prefeitura busca, junto ao governo federal, uma linha de crédito especial para resolver esse problema tão específico de Santos.
Educação[editar | editar código-fonte]
Santos faz parte da rede mundial de municípios que priorizam a educação, desde 30 de outubro de 2008, quando a cidade foi incluída oficialmente na Aice (Associação Internacional das Cidades Educadoras).
Entre as instituições de ensino superior encontra-se a Universidade de São Paulo campus USP Mar,[76] a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), a Universidade Santa Cecília (UNISANTA), a Faculdade de Ciências Médicas de Santos, a Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), a Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), a Universidade Paulista (UNIP), a Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação (ESAMC), o Centro Universitário São Judas Tadeu (UNIMONTE) e a Faculdade de Tecnologia Rubens Lara (FATEC).
Transportes[editar | editar código-fonte]
Cicloviário[editar | editar código-fonte]
Ciclovia na orla.
Em 27 de dezembro de 2003 foi inaugurada a ciclovia na orla da praia de Santos e atualmente cobre toda a área com mais de 7,8 km de extensão e 2,5 metros de largura desde a divisa com São Vicente à Ponta da Praia, possibilitando ainda ligação com a ciclovia da avenida Portuária e o Ferry Boat, ponto de atracação das balsas que fazem a Travessia Santos-Guarujá. A cidade é favorecida pela predominância de ruas planas sem ladeiras e, tendo em vista a alta densidade de veículos automotores competir com a fluidez de tráfego e regiões verticalizadas, continua projetando e implantou ciclovias nas avenidas Francisco Glicério, Afonso Pena, Rangel Pestana, Ana Costa, Martins Fontes e parte da Nossa Senhora de Fátima; na extensão dos canais 1 a 6; a que liga o centro aos bairros passando pelo Túnel Rubens Ferreira Martins; e na Ponta da Praia. Foram implantados, ainda, vários bicicletários pela cidade que funcionam como estação para um serviço municipal de aluguel de bicicletas operados pela empresa Samba.[77]
Aquaviário[editar | editar código-fonte]
Porto de Santos.
Santos possui o maior porto da América Latina, o Porto de Santos. Suas obras começaram em 1888 e o primeiro trecho de cais foi inaugurado em 1892.[78] O porto de Santos é responsável por escoar boa parte das exportações brasileiras e cerca de 70% das exportações de café.[79] Atualmente, o porto encontra-se sob a administração da CODESP (Companhia Docas do estado de São Paulo), com vários terminais operados por concessionárias. O porto de Santos possui o calado de 11 a 13 metros, mas a CODESP prevê obras para que o calado do porto aumente e chegue até 16 metros.
A cidade de Santos possui seis sistemas de travessia do estuário para o Guarujá. No bairro da Ponta da Praia existe a travessia para pedestres através de lanchas e barcas e de automóveis por meio de balsas da Travessia Santos-Guarujá, todos para o bairro de Jardim São José (Praça das Nações Unidas) no município vizinho. O primeiro sistema é administrado por uma cooperativa e os dois últimos pela DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A.).
Balsa na travessia Santos-Guarujá.
Na Praça Iguatemi Martins, junto ao Mercado Municipal, existe um serviço de travessia para Vicente de Carvalho feito por pequenas lanchas popularmente conhecidas como "catraias", também operado por uma cooperativa. Este serviço não deixa de ser uma atração santista pois boa parte do trajeto (cerca de 1 km entre o atracadouro Ver atracadouro no Google Maps no meio da cidade e o Estuário) é feito navegando-se pelo que será o Canal 1 (avenida Ulrico Mursa no bairro de Outeirinhos), onde as embarcações passam por debaixo de pontes e de um túnel sob a avenida Portuária Mário Covas.
Por fim, existe ainda um serviço de barcas entre o Centro (Praça da República) e Vicente de Carvalho, operado pela DERSA e também de catraias que partem do terminal de passageiros Ponte Edgard Perdigão (ponte dos Práticos) para o bairro de Santa Cruz dos Navegantes (antigamente denominado Pouca Farinha) e para a praia do Góes Ver praia do Góes no Google Maps, ambos localizados em Guarujá.
Rodoviário[editar | editar código-fonte]
Rodovia dos Imigrantes cruzando a Serra do Mar.
O município de Santos é servido basicamente por três rodovias. O principal acesso é a Via Anchieta (SP-150 ou BR-050), proveniente de São Paulo, a única a atingir a área insular, e que recebe o tráfego proveniente das rodovias dos Imigrantes, Padre Manuel da Nóbrega, Rio-Santos e Cônego Domênico Rangoni (Piaçaguera-Guarujá). Na área continental, a cidade também é cortada pela Rodovia Rio-Santos (SP-55 ou BR-101), proveniente do Rio de Janeiro, e principal acesso a bairros afastados como o do Caruara. Na região do Monte Cabrão, esta rodovia desemboca na Cônego Domênico Rangoni (continuação da SP-55 ou BR-101), cortando a região do Quilombo e terminando na Via Anchieta já em Cubatão, por onde se tem acesso à área insular.[80]
Urbano[editar | editar código-fonte]
O transporte por meio de ônibus é muito utilizado em Santos, sendo quase que totalmente operado por veículos a diesel. Atualmente, Santos é a única cidade brasileira além de São Paulo que possui um sistema de trólebus. O sistema de trólebus de Santos opera com apenas uma linha (Linha 20: Praça Mauá - Praça da Independência) e alguns veículos operam em um novo sistema turístico. Todas as linhas da cidade são operadas pela Viação Piracicabana, que detém a concessão para os serviços de ônibus e trólebus desde 1998. Além do sistema de ônibus, a cidade ainda conta com lotações para os morros e micro-ônibus seletivos, estes operados pela Viação Guaiúba/Translitoral.
Avenida Vicente de Carvalho, Boqueirão.
Santos é caracterizada pela grande frota de veículos licenciados na cidade. A cidade possui proporcionalmente, uma das maiores frotas de veículos do Brasil. O trânsito é gerenciado pela Companhia de Engenharia de Tráfego que exerce o controle e fiscalização, algumas vias possuem restrições nos modais e nos estacionamentos viários e o centro da cidade e bairros comerciais contam com estacionamentos privados.
Projetos diversos foram apresentados como alternativas para o deslocamento de milhares de pessoas, que vão desde ponte até um túnel que faria a ligação do município até Guarujá de forma submersa como ligação seca[81] e outro túnel entre a Zona Leste e a Zona Noroeste,[82] todos contando com ciclovia em seus projetos, além de teleférico que auxiliaria com rápido deslocamento de centenas de usuários pelos morros da cidade.[83]
Atualmente, estão em projeto e execução obras que tentam conter a ressaca do mar e aumento da faixa de areia na praia, bem como enchentes e trânsito que retardam a entrada da cidade por meio de intervenções nos acessos e construção de elevado, e ainda uma nova avenida chamada Beira Rio às margens do Rio São Jorge como um futuro e importante acesso à cidade via Zona Noroeste.[84]
Ferroviário[editar | editar código-fonte]
Bondinho do Funicular do Monte Serrat.
O sistema funicular do Monte Serrat foi planejado em 1910 e construído em 1923 e liga o centro da cidade ao alto do Monte Serrat Ver trajeto no Google Maps, onde está um grande cassino inaugurado em 1927 (fechado devido à criação da lei que proíbe jogos de azar no Brasil, em 1946) e a Capela de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade. Possui dois bondinhos, que operam sempre simultaneamente: enquanto um sobe, o outro desce, e os dois se encontram exatamente na metade do percurso, onde há um desvio.
Santos foi a segunda cidade do país a ter um serviço de bondes (após o Rio de Janeiro).[85] A primeira linha foi inaugurada em 1871, um ano antes de os bondes serem inaugurados na cidade de São Paulo. Em 1909, foi inaugurado o serviço eletrificado, que até então era feito por tração animal ou vapor. O serviço foi desativado em 1971, quando os bondes saíram de circulação por diversos motivos, entre os quais a maior procura pelos ônibus por parte do público. Em 2000, foi inaugurado o bonde turístico do centro histórico, que sai da Praça Mauá, em frente ao Paço Municipal. A linha turística conta com dois bondes que circularam no centro da cidade de Santos e um bonde doado pela cidade do Porto, em Portugal e reformado nas oficinas de Santos.
Vossloh Tramlink V4, composição que opera no sistema do VLT da Baixada Santista.
A cidade possui dois acessos ferroviários que eram utilizados apenas para o transporte de cargas. O primeiro, oriundo da extinta "The São Paulo Railway", construído em 1867 para transportar café, sendo posteriormente a Estrada de Ferro Santos a Jundiaí (1947-1975) e sucedida à Rede Ferroviária Federal (1975-1996), é operado atualmente pela MRS Logística e atinge a cidade proveniente de São Paulo e do ABC Paulista pela região noroeste, passando até Cubatão por meio de transporte com trens elétricos em alta velocidade, que vence o desnível de sua origem e destino por meio de linha férrea com cremalheira em poucos minutos, sendo posteriormente despachado para o bairro do Valongo.[86] Na área portuária, as ferrovias são operadas pela concessionária Portofer.
O outro acesso ferroviário originou-se da extinta Estrada de Ferro Sorocabana (1927-1971) e sua sucessora, FEPASA (1971-1998), sendo posteriormente operado pela concessionária Ferroban. É proveniente do município de Mairinque na região de Sorocaba e chega a Santos pelo bairro do José Menino (sudoeste da área insular). A linha cruza em nível praticamente toda a cidade de oeste a leste até atingir a região portuária no bairro do Macuco. Em face a maior demanda de deslocamento de pessoas, bem como o aumento da frota de veículos, foi desativado para transporte de cargas e entregue em janeiro de 2017 como um sistema metropolitano de transporte de passageiros conhecido por Veículo Leve sobre Trilhos operado pelo consórcio BR Mobilidade a partir do bairro de Barreiros em São Vicente,[87] com uma futura extensão aguardando obras até o bairro do Valongo.[88]
Comunicações[editar | editar código-fonte]
Em Santos há serviços de internet discada e banda larga (ADSL), sendo oferecidos por diversos provedores de acesso gratuitos e pagos. Na telefonia fixa, a cidade era atendida pela Companhia Telefônica Brasileira (CTB),[89] que construiu as primeiras centrais telefônicas da cidade (Rua Brás Cubas e Rua Tocantins) já desativadas. Em 1973 passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP),[90] que no mesmo ano implantou o sistema DDD e inaugurou a central telefônica da Av. Washington Luís, posteriormente construindo as demais centrais telefônicas. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica,[91] sendo que em 2012 foi adotada a marca Vivo[92] para suas operações. O serviço telefônico móvel, por telefone celular, é oferecido por diversas operadoras. O código de área (DDD) de Santos é 013[93] e o Código de Endereçamento Postal (CEP) da cidade vai de 11000-001 a 11249-999.[94]
Veja mais opcoes de software oficina mecanica em outras cidades.