O funil de vendas que também é chamado de pipeline, é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a empresa até a realização da compra do produto ou serviço.
O funil de vendas é formado por um conjunto de etapas usando gatilhos mentais cujo objetivo é dar suporte à jornada de compra dos clientes da empresa. Preparamos um artigo explicando Qual Gatilho Mental Utilizar em cada Etapda do Funil de vendas
O funil de vendas surgiu junto com o modelo AIDA (AÇÃO, INTERESSE, DESEJO e AÇÃO), foi a primeira vez que se dividiu em etapas a jornada de um cliente do momento em que é atraído por uma oferta até o momento em que se decide por fechar a compra.
Topo de funil está para o aprendizado e descoberta
Nessa fase, também conhecida por ToFu (top of the funnel), os visitantes descobrem que têm um problema a ser resolvido que até então era desconhecido. Nessa etapa ocorre a conscientização do cliente quanto ao problema. Você deve educar seu cliente oferecendo conteúdos ricos, como infográficos, eBooks, videoaulas e artigos. Nessa etapa é importante capturar o contato do cliente (email ou whatsapp) para poder enviar os conteúdos programados.Veja na videoaula abaixo Como Conseguir o Email de Uma Pessoa
Meio de funil está para o reconhecimento do problema e a consideração da solução
Na etapa conhecida por MoFu (middle of the funnel), já estamos lidando com os Leads. Nesse ponto eles estão em busca de resolver suas necessidades e você pode oferecer uma planilha específica, uma versão demonstrativa ou uma videoaula com um conteúdo que ajuda a resolver o problema de alguma forma. Sua função é ajudá-los com dicas e técnicas.
Esforce-se para demonstrar tudo aquilo que o cliente está perdendo por não investir na solução do problema. Encare o problema do cliente como se fosse seu e busque números, além de outros dados, para que ele visualize o prejuízo e sinta na pele o que está acontecendo. Aproveite também para demonstrar os motivos pelos quais sua empresa tem a melhor solução.
Fundo do funil está para a decisão de compra
No BoFu (bottom of the funnel), os Leads qualificados tornam-se oportunidades de negócio, estão praticamente prontos para serem abordados pelo time de vendas. Mostre que você é o parceiro perfeito para eles.
Convencimento e persuasão são as palavras-chave do fundo do funil. Mostre ao seu cliente todos os benefícios de optar por sua empresa.
Veja na videoaula abaixo 16 Exemplos de Assunto de Email de Vendas
O primeiro passo na construção do seu funil de vendas é identificar qual é a jornada de compra realizada pelos clientes. O importante aqui é identificar quais são os desejos e dificuldades dos clientes durante o processo de compras, eles pontos serão trabalhados nas etapas na jornada
Agora é hora de definir os principais marcos que representam as viradas de estágio, ou seja, em qual momento meu Lead descobre que precisa implementar uma solução para o problema? O que faz ele descibrir isso e se ele descobre isso sozinho?
A definição das etapas do funil de vendas deve ser planejada com o objetivo de dar o maior suporte possível à jornada de compra, entregando o valor necessário para que o potencial cliente avance da descoberta do problema até a compra. Essas etapas são recheadas de gatilhos mentais para enfatizar o problema e querer a solução.
O IS2 Pipeline é um sistema de email marketing e sistema de funil de vendas desenvolvido pela IS2 Sistemas de Informações. O IS2 Pipeline é um software desktop;
Desde 2015 a IS2 está atuando no mundo do Marketing Digital, saímos do zero para atualmente 10 mil cliques por mês em nossos websites. Com este aumento na quantidade de visitantes e contatos algumas situações começaram a surgir, por exemplo enviar email para a pessoa errada por engano, ou então enviar email para quem disse não querer mais receber email, além de gastar tempo procurando email antigo para reenviar.
Todas essas e outras situações nos levaram e desenvolver o software IS2 Pipeline. Agora está tudo mais fácil.
O email marketing é uma de comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, realizada através de email.
Os exemplos mais comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são: Oferta de produtos e serviços, Promoções, Confirmação de uma compra online e Newsletter
Uma das grandes vantagens do email é que quando uma empresa faz um post no Facebook, nem todas as pessoas que seguem sua página verão sua mensagem. Isso ocorre devido a algoritmos que determinam quais mensagens são mais relevantes para cada usuário. O Facebook, no caso, é um intermediário entre você sua audiência.
Por essa razão, o alcance de posts em redes sociais não é previsível. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas realmente visualizarão seu post.
Já no email marketing isso não acontece. Uma das grandes vantagens desse meio de comunicação é seu alcance previsível. Isso significa que se você selecionar 70 endereços de email para enviar sua mensagem, todos os 70 receberão seu email na caixa de entrada.
Já o Funil de vendas é uma reprentação das etapas que um potencial cliente passa, desde o primeiro contato com a empresa até o fechamento da venda. Normalmente um funil de vendas (ou pipeline) é dividido em 3 etapas: topo de funil (ToFu), meio de funil (MoFu) e fundo de funil (BoFu).
O conceito principal do Funil de Vendas é entregar conteúdos sequenciais, em cada etapa do funil de venda, a fim de conduzir o contato até o fechamento da venda.
O objetivo do Funil de vendas é a Nutrição de leads no intuito de construir e manter relacionamento com clientes potenciais ou pessoas interessadas no seu produto ou serviço, mesmo que elas não estejam no momento exato para efetuar uma compra.